Foz do Rio Cubatão do Sul, diante da baia sul da Ilha de Santa Catarina. Visão obtida a partir do Morro do Cambirela. No município de Palhoça, Santa Catarina, Brasil. – Foto por: André Ganzarolli Martins | Wikimedia Commons

Cidade de Palhoça – Ilha de Santa Catarina e Grande Florianópolis – Litoral de Santa Catarina – Brasil

Distâncias de Palhoça:
Florianópolis – 15 km
Porto Alegre – 400 km
Curitiba – 315 km
Aeroporto de Florianópolis – 33 km
Aeroporto de Navegantes – 120 km

➣  Como chegar

Principais atrativos de Palhoça:
Praia da Enseada de Brito, da Guarda do Embaú, da Pinheira e do Sonho

Atrativos Naturais

Pontos Turísticos

Serviços Turísticos

Onde Comer

Utilidades

Onde Dormir

Fotos e Vídeos

Praias e ilhas paradisíacas, morros que revelam maravilhosas vistas e parques ecológicos onde é possível sentir a natureza em sua plenitude. Tudo isso está localizado no município de Palhoça a apenas 15 quilômetros de Florianópolis. A exuberância natural do lugar fez com que a cidade fosse reconhecida pela Embratur como pólo turístico.

Localizada entre o litoral e a Serra do Mar, Palhoça é hoje uma das cidades que mais oferecem alternativas de lazer para os turistas. Entre as praias mais conhecidas destacam-se Enseada de Brito, Guarda do Embaú, Pinheira e Praia do Sonho. A Enseada de Brito é um local tranqüilo, que ainda hoje guarda os traços dos primeiros colonizadores açorianos. Encontrar um pescador sentado sobre os calcanhares ou em cima da bicicleta observando o mar, é uma das cenas típicas daquela praia.

É lá que está situada Pedras Altas, a segunda praia reconhecida como reduto naturista em Santa Catarina. Com mar tranqüilo e seguro proporciona passeios de barcos pelas ilhas, caminhadas que levam a riachos com piscinas naturais, além de locais para pic-nic. Já a Guarda da Embaú que, poucos sabem, fica em Palhoça, até algum tempo atrás era mais uma praia de pescadores espalhada pelo litoral catarinense e freqüentada esporadicamente por surfistas.

De uns tempos para cá, a Guarda se transformou num point turístico dos mais badalados. O modelo e ator Paulo Zulu, que circula diariamente pela praia, e sua pousada Zulu Land são uma das atrações do lugar. Bem próximo dali fica a Pinheira, um paraíso cercado por águas limpas e tranqüilas e muita mata preservada. Diferentemente da Guarda, o reduto ali é familiar. A praia do Sonho também é outra que embeleza nosso litoral. As águas são tranqüilas e perfeitas para a pescaria. Ideal para quem procura paz e sossego.

Cultura
As tradições, costumes e arquitetura deixados pelos colonizadores de origem portuguesa, açoriana, italiana e alemã ainda hoje estão presentes no dia-a-dia de Palhoça. Outro aspecto relevante do município é o seu artesanato diversificado, destacando-se entre eles o artesanato indígena, que resgata os valores e a cultura daquele povo. No município ainda existem engenhos e alambiques que produzem artesanalmente a farinha e a cachaça.

Educação
Em Palhoça fica um dos campi da Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina, o campus Pedra Branca.
O Guia Santa Catarina e o Guia Floripa preparam uma página especial com orientações sobre a universidade, onde dormir, onde comer, entre outras utilidades.

Praia de Fora

Localizada próxima ao morro do Cambirela e sendo o balneário mais próximo do município de Palhoça, a Praia de Fora é um verdadeiro tesouro escondido no sul da Ilha de Florianópolis. Frequência principalmente por nativos vindos dos municípios vizinhos, essa colônia de pescadores encanta com seu mar calmo e sua extensa faixa de areia grossa.

Sítios Arqueológicos

A arte rupestre está presente em muitos locais no município de Palhoça. Na praia da Pinheira, na Ponta das Gaivotas, das oito sinalações que sobraram da destruição, uma é vestígio, cinco são semi-vestígios, não se vendo os gravados por inteiro, somente partes. As duas restantes encontram-se em bom estado de conservação e possuem gravados originais, não encontrados em nenhum outro sítio do litoral. Trata-se de pequenos retângulos brunidos que possuem uma espécie de cabo, parecendo pequenas pás.A arte rupestre está presente em muitos locais no município de Palhoça. Na praia da Pinheira, na Ponta das Gaivotas, das oito sinalações que sobraram da destruição, uma é vestígio, cinco são semi-vestígios, não se vendo os gravados por inteiro, somente partes. As duas restantes encontram-se em bom estado de conservação e possuem gravados originais, não encontrados em nenhum outro sítio do litoral. Trata-se de pequenos retângulos brunidos que possuem uma espécie de cabo, parecendo pequenas pás.

Praia de Cima

A Praia de Cima, localizada na bela região da Pinheira, pode ser considerada um verdadeiro tesouro escondido. Com uma extensão não tão vasta, porém encantadora, essa praia abriga o trecho mais impressionante da região. Situada entre dois pequenos e verdejantes morros, oferece uma vista incrível do farol e da praia dos Naufragados, em Florianópolis, além das ilhas Três Irmãs e toda a enseada formada pela praia de Baixo.

Cachoeira do Jarrão

Se você está na região da grande Florianópolis e quer conhecer uma cachoeira deslumbrante, a cachoeira do Jarrão, no Morro do Cambirela, no Parque Estadual do Tabuleiro, é a escolha perfeita! Com uma vista incrível para o mar você pode avistar a Praia do Pontal, a Beira-Mar e o Morro da Cruz. A trilha de 2,5 km entre as pedras é repleta de piscinas naturais transparentes, levando você até o topo da cachoeira do Jarrão, onde há uma estrutura de concreto e a parte mais funda. O visual ao longo do Rio Cambirela, com várias cachoeiras e quedas, é simplesmente impressionante.

Praia do Sonho

Você está cansado da agitação das grandes cidades? Que tal um refúgio tranquilo e encantador? Apresento a você a Praia do Sonho em Palhoça, Santa Catarina. Com suas águas calmas e límpidas, esta praia é perfeita para quem busca paz, tranquilidade e um contato mais íntimo com a natureza.

Ponta do Papagaio

Descubra a beleza da Ponta do Papagaio: um refúgio tranquilo entre a Pinheira e a praia do Sonho. Com suas pitorescas paisagens, pousadas encantadoras e uma gastronomia de dar água na boca, este destino é perfeito para aqueles que buscam paz e natureza em um ambiente acolhedor.

Ilhas Três Irmãs

Localizadas ao sudoeste da Ilha de Santa Catarina, as Ilhas Três Irmãs são um tesouro natural que encanta os visitantes. Compostas por três ilhas – Irmã Pequena, Irmã do Meio e Irmã de Fora – essas ilhas apresentam diferentes formatos e tamanhos, separadas apenas por estreitos canais. Cobertas por exuberante vegetação, as ilhas destacam-se com seus rochedos acinzentados em meio à paisagem.

Praia de Pedras Altas

Localizada na ponta direita da Enseada de Brito, a Praia de Pedras Altas é um verdadeiro paraíso para os amantes do naturismo em Santa Catarina. Com um acesso um tanto precário, essa bela praia de nudismo é o local perfeito para quem busca tranquilidade e conexão com a natureza.

Trilha e Cachoeira do Maciambú

Se você está em busca de uma aventura única e cercada de belezas naturais, a Trilha Cachoeiras do Maciambu Pequeno + Trilha de Caçadores é a opção perfeita para você! Localizada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, essa deslumbrante trilha oferece um cenário paradisíaco e uma conexão direta com a magia da natureza.

Pedra do Urubu

Outra opção de lazer imperdível na Guarda do Embaú é subir a Pedra do Urubu. Localizada no morro do canto norte, essa trilha é uma experiência inesquecível que oferece uma vista espetacular da praia da Guarda e da Pinheira.

Visite Palhoça

Atrativos Naturais

Pontos Turísticos

Onde Dormir

Serviços Turísticos

Onde Comer

Utilidades

Fotos e Vídeos